Cinco Vezes Eu, instalação no Subtropikal
INSTALAÇÕES

Cinco Vezes Eu, instalação no Subtropikal

Cinco Vezes Eu é uma instalação de arte itinerante que revela ao público retratos do fortalecimento de identidades e da construção de quem se busca ser, como resultado do diálogo e interação com trinta adolescentes de um centro de socioeducação feminino no Paraná.

A intervenção no centro de socioeducação foi promovida pela iniciativa Cidadanizarte – Educação e Cidadania, do Ministério Público do Paraná, durante o mês de junho de 2017, em parceria com a Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, a Universidade Federal do Paraná, os atores Valdir Fagundes e Alessandra Santos, da Cia Essencial de Teatro, e o projeto Eu Vejo Flores, do Instituto Aurora.

O projeto Eu Vejo Flores realizou rodas de conversa sobre identidades e ensaios fotográficos com as meninas, contando com o suporte de 21 pessoas voluntárias. Durante a intervenção, cinco pilares nortearam os encontros: eu tenho voz, eu sou amada, eu sou perdoada, eu sou capaz e eu sou bela. Cinco afirmações sobre identidades em construção. Cinco vezes eu.

Sobre o projeto Cidadanizarte do MPPR:

A iniciativa Cidadanizarte – Educação e Cidadania, voltada à promoção da educação para os direitos humanos, estabelece um contato diferenciado com os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em regime fechado, a partir da construção de uma linguagem objetiva e acessível, com o auxílio da arte.